comunicado de imprensa CABGOC starts fabricating South N’dola platform in Cuanza Sul

Cuanza Sul, Angola, 16 de agosto de  2023 – A subsidiária da Chevron em Angola, a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), anunciou hoje o início   fabricação da plataforma de cabeça de poço N'dola Sul na província do Cuanza Sul. Para celebrar este importante marco do projecto, a CABGOC organizou uma cerimónia de "primeiro corte de aço" no estaleiro da ALGOA em Porto Amboim, com a presença do Governador Provincial, Job Capapinha, e do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo. 

 

O desenvolvimento do campo N'dola Sul é um projecto que será orgulhosamente feito em Angola, por angolanos e para Angolanos. É uma aplicação de uma estratégia centrada no desenvolvimento de projectos de baixo custo, ciclo curto e estruturas simplificadas.

 

O campo situa-se no Bloco 0, a 60 km do Terminal de Malongo, em Cabinda.  O projecto consiste numa plataforma de cabeça de poço com 12 poços de produção e um tie-back à plataforma existente de produção e processamento no Mafumeira, onde os fluídos serão processados e exportados para o sistema de transporte de petróleo e gás do Bloco 0. O conceito de desenvolvimento aproveita a capacidade de processamento disponível na plataforma Mafumeira, usa uma completação do tipo monobore para produzir o reservatório  Pinda sob esgotamento primário e planeja a perfuração em lote das secções de poços superiores, o que reduz o custo para desenvolver os recursos de petróleo e gás do campo N'Dola Sul e melhorar a eficiência de capital.

 

Ao longo de mais de 65 anos de operação em Angola, a CABGOC executou vários projectos de grande capital que contribuíram para o desenvolvimento económico do país. Isto é possível através da construcção de capacidade organizacional dentro da empresa, dos nossos parceiros de negócios locais e da entrega de valor acrescentado ao país através do desenvolvimento e produção dos seus recursos de hidrocarbonetos. O projecto Ndola Sul é mais um passo nessa jornada. A fase inicial de fabrico criará mais de 800 postos de trabalho a nível local, e o projecto completo irá resultar numa produção incremental de petróleo e gás que será canalizada para o Terminal de Malongo em Cabinda e para a planta da Angola LNG no Soyo, respectivamente

 

"South N'dola demonstrará ainda mais a capacidade da CABGOC de desenvolver novos campos no Bloco 0 enquanto também desenvolve as capacidades tanto de recursos humanos como de serviços do país. Este projecto será um facilitador para que outros projectos sejam feitos em Angola, por angolanos e para angolanos", disse Billy Lacobie, Director Geral da CABGOC. 

 

A inauguração contou ainda com a presença do Governador Provincial, Job Capapinha, do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, representantes do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, parceiros do Bloco 0 e outros representantes do governo.

.

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), como operadora, tem uma participação de 39,2 por cento no Bloco 0, juntamente com a Sonangol EP (41 por cento de participação ativa), a TotalEnergies (10 por cento de participação ativa) e a Azule Energy (9,8 por cento de participação ativa).

 

Sobre a Chevron

A Chevron é uma das principais empresas de energia integradas do mundo. Acreditamos que energia acessível, fiável e cada vez mais limpa é essencial para alcançarmos um mundo mais próspero e sustentável. A Chevron produz petróleo bruto e gás natural, fabrica combustíveis para meios de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos e desenvolve tecnologias que potenciam o nosso negócio e a indústria. Para promovermos um futuro de baixo carbono, estamos focados em reduzir a nossa intensidade de carbono de forma eficiente, aumentar as energias renováveis e compensações em apoio ao nosso negócio, e investir em tecnologias de baixo carbono que permitam soluções comerciais. Para mais informações sobre a Chevron, aceda a www.chevron.com.

 

Sobre a CABGOC 

A subsidiária da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), opera duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0: Sonangol E. P., 41%, Total Energies Angola Limited, 10% e Azule Energy Angola Production B.V. , 9,8%; e Bloco 14: Sonangol P&P, 20%, Angola Block 14 B.V, 20%, Azule Energy Angola, 20%, e GALP - Exploração e Produção, 9%.Ao longo dos anos, a CABGOC e os parceiros do Blocos 0 e 14 investiram mais de 250 milhões de dólares norte-americanos (USD) no desenvolvimento comunitário nas 18 províncias de Angola. Para mais informações sobre a Chevron em Angola, aceda a angola.chevron.com.