ambiente
proteger as pessoas e o meio-ambiente
O nosso grupo de Saúde, Segurança e Ambiente oferece serviços de aconselhamento, apoio técnico, orientação e de relatórios à nossa actividade principal. Para o desenvolvimento responsável no sector energético utilizamos processos sustentáveis e económicos que preparam o caminho permitindo que os nossos objectivos se concretizem.
A nossa actividade em Angola dispõe de processos para periodicamente identificar, avaliar e reduzir os riscos de saúde e segurança associados ao funcionamento e modificações nas nossas instalações. Com extensos programas sobre segurança, saúde ocupacional e desempenho ambiental garantimos a boa gestão e redução de quaisquer potenciais riscos da nosssa actividade. Proteger as pessoas e o meio-ambiente – incluindo a conservação da biodiversidade – é um dos principais valores da Chevron. Alcançamos um desempenho de excelência com recurso a estratégias que, no nosso processo de tomada de decisões, levam em conta as questões ambientais.
monitorização de tartarugas marinhas
O nosso programa de monitorização de tartarugas marinhas na praia de Malongo ajuda a proteger as espécies ameaçadas - Lepidochelys Olivacea, Chelonia Mydas e Dermochelys Coriacea – evitando a destruição do habitat das tartarugas por caçadores furtivos e o efeito das marés.
Iniciado em 2002, o programa de conservação está integrado no Plano de Acção da Chevron para a Biodiversidade e cobre seis quilómetros de costa na província de Cabinda dentro dos limites da nossa base em Malongo.
A estação da reprodução ocorre entre setembro e meados de março e durante este período os ninhos são mudados para determinadas zonas de nidificação segura situadas na extremidade da praia de Malongo onde se mantém abrigados da maré cheia, do crescimento de vegetação, da erosão do solo e de efeitos dos projectos de construção.
Nos últimos 19 anos, mais de 194,071 crias, nascidas nos mais de 3,516 ninhos protegidos na zona de conservação na praia de Malongo, conseguiram arrastar-se até ao mar.
O programa de conservação da vida selvagem da Chevron contribuiu para a melhoria da nossa intendência ambiental. Ao longo dos anos, foi possível aumentar a sensibilização e cooperação locaol contribuindo para os esforços de conservação da vida selvagem em Angola.
Em 2020, 319 ninhos foram protegidos com 19,390 crias.