comunicado de imprensa CABGOC inaugura maternidade irene neto na huíla

Cabinda, 7 de Março de 2023 – A subsidiária da Chevron  em Angola, a Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) inaugurou a Maternidade Irene Neto, no Lubango, província  da Huíla, numa cerimónia testemunhada por Sua Excelência o Presidente da República, João Lourenço. A nova infraestrutura é totalmente reabilitada, requalificada e equipada, de acordo com os padrões internacionais e  as melhores prácticas para uma unidade de saúde, focada na saúde de mulheres e crianças.

Este projecto foi financiado pelo Programa de Revitalização de Angola, que é uma categoria do compromisso de Bónus Social decorrente da concessão do Bloco 0, com um custo total de US$12.400.000, e foi executado em 18 meses. Trata-se de um compromisso  da CABGOC e das associações do Bloco 0 (Sonangol, TotalEnergies, ENI), sob  a orientação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, da  Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e da CABGOC, para ajudar  a fortalecer o sistema de saúde na província do Huíla,  contribuindo para a redução da morbilidade e mortalidade materna e infantil. A CABGOC e  os seus parceiros estão empenhados em investir em  projectos estratégicos  de saúde  que ajudem  a melhorar a saúde materna e infantil, a reduzir a prevalência do VIH-SIDA, malária, COVID-19 e outras doenças, bem como desenvolver as capacidades dos profissionais de saúde e a melhorar as suas condições de trabalho.

"Com iniciativas deste género pretendemos contribuir para o desenvolvimento social e económico de Angola, com ênfase na melhoria das condições de trabalho dos profissionais  de saúde e na  prestação de serviços de saúde aos utentes. Isto será conseguido através do aumento  e melhoria da capacidade instalada e do aumento da capacidade de resposta de serviços diferenciados como obstetrícia, ginecologia, oncologia, abuso sexual e formação", afirmou Billy Lacobie,  Director Geral da CABGOC.

A inauguração contou ainda com a presença do Governador da província da Huíla, Nuno Mahapi, do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo,  e de vários Ministros.