Angola LNG

empenho em energia limpa

Angola LNG plant

O projecto de Gás Natural Liquefeito de Angola constitui um dos maiores projectos energéticos do continente africano e é o primeiro projecto em Angola de gás natural liquefeito (GNL). Situado no Soyo e operado pela Angola LNG Limited (ALNG) comercializa o gás natural ali produzido pela Chevron e por outras empresas petrolíferas.

Como a primeira central de GNL no mundo abastecida com o gás ali produzido, a ALNG continua a dar apoio ao desenvolvimento do campo petrolífero offshore. Com uma capacidade de processamento, por dia,  de 1,1 mil milhões de pés cúbicos de gás natural, a central da ALNG ajuda a Chevron a dar resposta às necessidades mundiais de maior produção de gás natural.

No início de 2016, concluíram-se os trabalhos de alterações e melhorias para a sua capacidade e fiabilidade. A produção foi retomada e os carregamentos efectuaram-se ainda em 2016. Em 2016, o trabalho foi concluído com modificações na fábrica e aprimoramento de capacidade e confiabilidade; a produção reiniciada e as cargas de GNL foram retomadas. A média de produção diária total em 2019 foi de 746 milhões de pés cúbicos de gás natural (272 milhões net) e 30.000 barris de líquidos (11.000 net).

Em Novembro de 2019, os accionistas do Angola LNG assinaram um acordo para formar um Novo Consórcio de Gás para desenvolver gás não associado do offshore de Angola, que no futuro deverá abastecer a central da Angola LNG. 

Em 2019, a Chevron continuou a implementação do Processo de Controlo Avançado (Advanced Process Control - APC) para melhorar as operações em instalações-chave em todo o mundo. Através da recolha de dados em tempo real, aplicação de algoritmos de optimização sofisticados e melhoria das suas capacidades de controlo, a empresa está a oferecer maior produção e fiabilidade em todo o mundo. Em Angola, a Chevron implementou a APC na central Angola LNG para maximizar a produção.

 

 

capacidade anual da central

5.2

milhões de toneladas métricas

total de previsão média vendas /dia

670

milhões de pés cúbicos de gás natural

total de previsão média vendas /dia

63,000

barris de gás natural líquido

Para os números mais recentes, consulte o Suplemento de 2019 para o Relatório Anual.