comunicado de imprensa projecto de conexão do sanha alcança o primeiro gás
Luanda, 20 de Dezembro de 2024 - A Cabinda Gulf Oil Company Limited ("CABGOC"), subsidiária da Chevron em Angola, e parceiros do Bloco 0, alcançaram com sucesso o primeiro gás no projecto de conexão do Sanha.
"O primeiro gás da Sanha Lean Gas Connection mostra o sucesso da CABGOC em maximizar o valor dos recursos existentes no Bloco 0. Além disso, destaca o investimento na melhoria das capacidades locais", disse Billy Lacobie, Director Geral da Unidade de Negócios Estratégicos da África Austral da Chevron. "O projecto Sanha Lean Gas Connection pretende contribuir para o fornecimento de gás do campo de Sanha do Bloco 0 às plantas do Soyo e da Angola LNG, actuando como um hub, que facilitará a comercialização do gás armazenado no reservatório de Sanha e a continuidade da exportação de gás. Como parceiro de longo-prazo, a Chevron tem 70 anos de excelência operacional em Angola e continua dedicada a fornecer energia fiável, acessível e de baixo carbono."
Actualmente, as operações da CABGOC exportam 300 milhões de pés cúbicos padrão (MMSCF) por dia para a ALNG através do gaseoduto de conexão do rio Congo (CRX). A primeira fase do SLGC irá fornecer mais 80 MMSCF por dia de gás Sanha à central de gás Angola LNG. A próxima fase do projecto prevê o comissionamento do módulo Booster Compression (BC), que adicionará 220 MMSCF por dia, permitindo que o gaseoduto CRX atinja a sua plena capacidade de 600 MMSCF por dia.
O Sanha Lean Gas Connection (SLGC) e Booster Compression (BC) é um projecto de nível mundial, construído na província de Benguela, que visa a conexão a gasodutos. O SLGC & BC permitirá a comercialização de gás armazenado no reservatório de Sanha e garantirá a continuidade da exportação de gás. Este projecto envolve a concepção e construção de uma nova plataforma que será integrada com as instalações existentes de Sanha e com o Gasoduto de Conexão do Rio Congo (Congo River Crossing), permitindo o fornecimento de gás do campo de Sanha para a Central de Gás Natural Liquefeito de Angola (ALNG).
A CABGOC opera e detém uma participação de 39,2 por cento no Bloco 0, uma concessão adjacente à costa de Cabinda, e uma participação de 31 por cento num contrato de partilha de produção nos Blocos 14, em águas profundas, localizados a Oeste do Bloco 0. Com 36,4 por cento, a CABGOC é também o maior accionista do projeto Angola LNG (Gás Natural Liquefeito), no Soyo, e accionista com 31 por cento do Novo Consórcio de Gás, operado pela Azule Energy.
Sobre a Chevron
A Chevron é uma das principais empresas de energia integradas do mundo. Acreditamos que energia acessível, fiável e cada vez mais limpa é essencial para alcançarmos um mundo mais próspero e sustentável. A Chevron produz petróleo bruto e gás natural, fabrica combustíveis para meios de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos e desenvolve tecnologias que potenciam o nosso negócio e a indústria. Para promovermos um futuro de baixo carbono, estamos focados em reduzir a nossa intensidade de carbono de forma eficiente, aumentar as energias renováveis e compensações em apoio ao nosso negócio, e investir em tecnologias de baixo carbono que permitam soluções comerciais. Para mais informações sobre a Chevron, aceda a www.chevron.com.
Sobre a CABGOC
A subsidiária da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), opera duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0: Sonangol E. P., 41%, TotalEnergies EP Petroleum (Angola) SAS., 10% e Azule Energy Angola Production B.V., 9,8%; e Bloco 14: Sonangol P&P, 20%, Angola Block 14 B.V, 20%, Azule Energy Angola, 20%, e Etu Energias - 9%. Ao longo dos anos, a CABGOC e os parceiros do Blocos 0 e 14 investiram mais de 250 milhões de dólares norte-americanos (USD) no desenvolvimento comunitário nas 18 províncias de Angola. Para mais informações sobre a Chevron em Angola, aceda a angola.chevron.com