comunicado de imprensa chevron e o governo de angola anunciam colaboração em oportunidades de baixo carbono

LUANDA, 30 de Outubro, 2023 A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiária da Chevron em Angola, acolheu hoje, em Luanda, a cerimónia de assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) entre a Chevron New Energies, divisão da Chevron U.S.A. Inc., e o Governo de Angola, representado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e pelo Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA), para explorar potenciais oportunidades de negócio em baixo carbono em Angola.

A Chevron e o Governo de Angola planeiam avaliar diversos projectos de compensações de carbono baseados na natureza e em tecnologia, biocombustíveis e produtos de baixa intensidade de carbono, tais como, hidrogénio, recolha e armazenamento de carbono e a criação de um centro regional de excelência para incentivar e atrair investimentos de baixo carbono.

“Estamos entusiasmados em dar continuidade à história de quase 70 anos de operações da Chevron em Angola. Este Memorando de Entendimento (MdE) demonstra o compromisso da Chevron e de Angola, em continuar a identificar oportunidades em baixo carbono, através da colaboração e parceria,” disse Jeff Gustavson, Presidente da Chevron New Energies. “Através do nosso trabalho aqui, esperamos fornecer energia acessível, fiável e cada vez mais limpa, e ajudar as indústrias e os consumidores que usam os nossos produtos a avançar os seus objectivos de baixo carbono.”

A Chevron New Energies é uma divisão da Chevron U.S.A Inc, criada em 2021 focada na criação de linhas de negócio competitivas para providenciar soluções integradas de baixo carbono em toda a cadeia de valor, assim como, avançar soluções de baixo carbono, e escalar negócios em hidrogénio, recolha e armazenamento de carbono, compensações e oportunidades emergentes em iniciativas de baixo carbono.

A Chevron New Energies e a CABGOC estão a combinar sinergias, em colaboração com o Governo de Angola, para criar oportunidades e lançar uma iniciativa regional de “expansão energética” focada em assegurar um crescimento económico sustentável, acesso a energia cada vez mais limpa e acessível e sustentabilidade ambiental.

“A Chevron tem sido um grande player em África por mais de um século e Angola é um país chave para nós. Nós somos uma das primeiras empresas americanas a entrar no País e temos muito orgulho em continuar a ser um parceiro firme e resiliente. Em 2021, renovamos a concessão do Bloco 0 por 20 anos, até 2025,” disse Clay Neff, Presidente da Chevron International Exploration and Production. “Como um parceiro de longo termo continuamos comprometidos em apoiar Angola a desenvolver os seus recursos energéticos em benefício do seu povo e da região, à medida que avançamos para um futuro de baixo carbono.”

Durante a 26ª conferência sobre mudanças climáticas (COP26), o Presidente de Angola, João Lourenço, comprometeu-se em aumentar a capacidade de energias renováveis de Angola em 70 porcento da matriz energética do Pais. Ao abrigo da revisão da contribuição Nacional Determinada (NDC), Angola antecipou asua meta do seu primeiro NDC de cortar emissões, de 2030 para 2025, pretendo o Pais reduzir as suas emissões em até 14 porcento em comparação com a situação regular, com mais 10% condicionados à apoio.

“Nós estamos entusiasmados em iniciar mais um capítulo para o crescimento da nossa parceria com o Governo de Angola na diversificação e desenvolvimento da expansão energética de Angola,” disse Billy Lacobie, Director Geral da Unidade de Negócios Estratégica da Chevron na África Austral. “Este memorando de entendimento cria uma oportunidade para a Chevron aumentar a sua actuação no país e providenciar energia fiável, acessível e de baixo carbono, e de identificar formas de reduzir a pobreza energética, abordar as alterações climáticas e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais.”

A subsidiária de Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company (CABGOC) opera duas concessões em Angola- Blocos 0 e 14. A CABGOC está entre as maiores produtoras de petróleo do país, com uma produção diária estimada (net) em 70,000 barris de líquido e 259 milhões de pés cúbicos de Gás natural em 2022, mais de 90% da força de trabalho composta por angolanos. Ao longo dos anos, a CABGOC e parceiros dos blocos 0 e 14 investiram mais de US $250 million (USD) em projectos de desenvolvimento comunitário nas 18 províncias de Angola.

Sobre a Chevron

A Chevron é uma das principais empresas de energia integradas do mundo. Acreditamos que energia acessível, fiável e cada vez mais limpa é essencial para alcançarmos um mundo mais próspero e sustentável. A Chevron produz petróleo bruto e gás natural, fabrica combustíveis para meios de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos e desenvolve tecnologias que potenciam o nosso negócio e a indústria. Para promovermos um futuro de baixo carbono, estamos focados em reduzir a nossa intensidade de carbono de forma eficiente, aumentar as energias renováveis e compensações em apoio ao nosso negócio, e investir em tecnologias de baixo carbono que permitam soluções comerciais. Para mais informações sobre a Chevron, aceda a www.chevron.com.

##

Contact Chevron Angola