comunicado de imprensa CABGOC assina um acordo de partilha de produção com a República de Angola e República Democrática do Congo

Luanda, 21 de Dezembro, 2023 – A Cabinda Gulf Oil Company Limited (“CABGOC”), subsidiária da Chevron em Angola, assinou hoje um Acordo de Partilha de Produção (“PSA”) para operar uma nova concessão do Bloco 14/23 (“B14/23”), localizada na Zona de Interesse (“ZIC”), estabelecida na área marítima entre a República de Angola e a República Democrática do Congo.

A ZIC é uma zona de interesse comum criada em 2007, localizada na zona marítima entre a República de Angola e a República Democrática do Congo.

“A Chevron tem muito orgulho em continuar a ser um parceiro firme e resiliente da região. Este acordo é uma oportunidade para continuar a realizar parcerias com os governos locais e os nossos associados para aplicar a nossa capacidade de exploração e produção pioneira na indústria petrolífera,” disse Billy Lacobie, Director Geral da Director Geral da Unidade de Negócios Estratégica da Chevron na África Austral. “Como parceiro a longo prazo, continuamos comprometidos em providenciar energia fiável, acessível e cada vez mais limpa, que beneficie as pessoas e a região.”

Sob este acordo de produção partilhada, assinado com os governos da República de Angola e a República Democrática do Congo, a CABGOC será o operador da concessão com uma participação de 31% no B14/23. Os parceiros do consórcio são a AZULE Energy, BP & ENI joint venture, (20%), ETU Energias (20%), GALP (9%), Sonangol (10%) e a Sonahydroc SA (10%).

A CABGOC tem um legado histórico de mais de 65 anos de operação em Angola. A empresa opera e detém participações no Bloco 0 (39.2%), localizado adjacente à Costa de Cabinda, e no Bloco 14 (31%), localizado nas águas profundas a oeste do Bloco 0. Em 2022, a produção média estimada da CABGOC foi de 70,000 barris de líquido e 259 milhões de pés cúbicos de Gás Natural.

A empresa também detém uma participação de 36.4% na Angola LNG Limitada, que opera a planta LNG no Soyo, com uma produção de 5.2 milhões de toneladas métricas de gás natural por ano.

Sobre a Chevron

A Chevron é uma das principais empresas de energia integradas do mundo. Acreditamos que energia acessível, fiável e cada vez mais limpa é essencial para alcançarmos um mundo mais próspero e sustentável. A Chevron produz petróleo bruto e gás natural, fabrica combustíveis para meios de transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos e desenvolve tecnologias que potenciam o nosso negócio e a indústria. Para promovermos um futuro de baixo carbono, estamos focados em reduzir a nossa intensidade de carbono de forma eficiente, aumentar as -MORE- 1 NEWS RELEASE energias renováveis e compensações em apoio ao nosso negócio, e investir em tecnologias de baixo carbono que permitam soluções comerciais. Para mais informações sobre a Chevron, aceda a www.chevron.com.

Sobre a CABGOC

A subsidiária da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), opera duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0: Sonangol E. P., 41%, Total Petroleum Angola Limited, 10% e ENI Angola Production B.V., 9,8%; e Bloco 14: Sonangol P&P, 20%, Angola Bloco 14 B.V, 20%, ENI Angola Production B.V., 20%, e GALP - Exploração e Produção, 9%. Ao longo dos anos, a CABGOC e os parceiros do Blocos 0 e 14 investiram mais de 250 milhões de dólares norte-americanos (USD) no desenvolvimento comunitário nas 18 províncias de Angola. Para mais informações sobre a Chevron em Angola, aceda a angola.chevron.com.

###

Contact: Ana Luisa da Silva 226 692 600 Ext.:1370 Tlm.:923666705 email: analuisa.correiadasilva@chevron.com.